Muitas empresas ao tratar-se de qualificação podem entender como cursos de carga horária flexível para não impedir o desempenho na atividade profissional do colaborador ou empresário. Os treinamentos adquirem papel importante na otimização do trabalho e são responsáveis, em grande parte, em diluir os riscos e influenciar diretamente a estrutura organizacional dos envolvidos, neste caso do empresário e empregado.
Atualizar os meios e formas de se exercer um ofício é de total importância para o andamento da companhia, manter-se informado não é luxo ou soberba agora se trata de uma necessidade, em frente a velocidade das notícias que chegam as mídias e a propagação de conteúdo, quase sempre intensa, faz com que sejamos seletivos mas sem perder o foco nos negócios.
Alguns programas de treinamento têm por objetivo transmitir informações ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, produtos, serviços, clientes e concorrentes. Já outros estão concentrados em desenvolver as habilidades das pessoas e capacitá-las no seu trabalho. Há também aqueles que visam desenvolver conceitos e elevar o nível de abstração das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos mais amplos. Contudo, para o sucesso dos diversos programas que são realizados e montados com base na realidade da firma é necessário possuir equipes capacitadas e flexíveis à mudanças, para que esta ferramenta obtenha resultado positivo contribuindo grandemente para a melhoria e qualidade dos serviços prestados.