No
segmento de eventos, uma das áreas mais importantes são o cerimonial e protocolo,
que são o conjunto de formalidades e regras estabelecidas e respeitadas para a
organização de determinados eventos. Dentre os responsáveis pela execução do
evento, os destaques para o sucesso do mesmo são do Mestre de Cerimônias e do
Chefe de Cerimonial. Porém uma só pessoa não pode somar as duas funções.
O
Chefe do Cerimonial ou Coordenador de Eventos é responsável pelo planejamento,
coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, criando o roteiro
da solenidade. Neste momento, entra o Mestre de Cerimônias que, a partir daquele,
produzirá o script final, anunciando as fases do evento.
Para
Reinaux, o papel de mestre-de-cerimônias deve ser exercido por alguém que
conheça a atividade e que tenha facilidade para falar em público, não
demonstrando nervosismo e insegurança. Para o autor, o assunto merece respeito,
é sério e não aceita a “providência vexatória de: ‘tapa buraco’” (2005, p.
56). O mestre de cerimônias deve ter conhecimento, treinamento e
aperfeiçoamento de sua função; necessita saber agir em imprevistos, como se
dirigir e conquistar a platéia, sem aparecer, conduzindo o acontecimento. Vaidade,
prepotência e arrogância não fazem parte da função do Mestre de Cerimônias.
Também humildade excessiva, timidez, medo do público e pânico não combinam com
ele.
Na
Roma antiga, podiam ser considerados mestres de cerimônia o chefe dos
trombeteiros que, sobre seu cavalo, após o toque das trombetas, anunciava a
passagem do Imperador ou as medidas reais como aumento de taxas, proibições e
sanções. Em nossa era, ele aparece na figura do arauto. Vestido de acordo com
os costumes da época anunciava a entrada dos convidados em festas da nobreza.
Sendo
assim, está cada vez mais claro que a atuação em eventos exige vocação. Ser
cerimonialista requer doses diárias de preocupação com os detalhes. Essa é uma
das prioridades da Casa Eventos Empresariais!
Fonte(Adaptado):
REINAUX, M. (2005). O Mestre
de Cerimônia. Recife: Comunigraf Editora
Muito bom o blog, parabéns! Mais uma importante contribuição para que consigamos, juntos, profissionalizar cada vez mais o nosso setor de eventos.
ResponderExcluir