quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

APRESENTAÇÃO E CERIMONIAL EM EVENTOS





No segmento de eventos, uma das áreas mais importantes são o cerimonial e protocolo, que são o conjunto de formalidades e regras estabelecidas e respeitadas para a organização de determinados eventos. Dentre os responsáveis pela execução do evento, os destaques para o sucesso do mesmo são do Mestre de Cerimônias e do Chefe de Cerimonial. Porém uma só pessoa não pode somar as duas funções.
O Chefe do Cerimonial ou Coordenador de Eventos é responsável pelo planejamento, coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, criando o roteiro da solenidade. Neste momento, entra o Mestre de Cerimônias que, a partir daquele, produzirá o script final, anunciando as fases do evento.
Para Reinaux, o papel de mestre-de-cerimônias deve ser exercido por alguém que conheça a atividade e que tenha facilidade para falar em público, não demonstrando nervosismo e insegurança. Para o autor, o assunto merece respeito, é sério e não aceita a “providência vexatória de: ‘tapa buraco’” (2005, p. 56). O mestre de cerimônias deve ter conhecimento, treinamento e aperfeiçoamento de sua função; necessita saber agir em imprevistos, como se dirigir e conquistar a platéia, sem aparecer, conduzindo o acontecimento. Vaidade, prepotência e arrogância não fazem parte da função do Mestre de Cerimônias. Também humildade excessiva, timidez, medo do público e pânico não combinam com ele.
Na Roma antiga, podiam ser considerados mestres de cerimônia o chefe dos trombeteiros que, sobre seu cavalo, após o toque das trombetas, anunciava a passagem do Imperador ou as medidas reais como aumento de taxas, proibições e sanções. Em nossa era, ele aparece na figura do arauto. Vestido de acordo com os costumes da época anunciava a entrada dos convidados em festas da nobreza.
Sendo assim, está cada vez mais claro que a atuação em eventos exige vocação. Ser cerimonialista requer doses diárias de preocupação com os detalhes. Essa é uma das prioridades da Casa Eventos Empresariais!




Fonte(Adaptado):

REINAUX, M. (2005). O Mestre de Cerimônia. Recife: Comunigraf Editora

Um comentário:

  1. Muito bom o blog, parabéns! Mais uma importante contribuição para que consigamos, juntos, profissionalizar cada vez mais o nosso setor de eventos.

    ResponderExcluir