Nesta fase são avaliadas todas as idéias geradas segundo critérios estabelecidos pela própria empresa, reduzindo-as a uma única ou a poucas idéias. Existem várias técnicas de seleção de idéias. Um sugestão é um processo bem simples que, mesmo tomando por base apenas dois critérios, pode levar a resultados bastante eficazes.
Processo de Seleção de Idéias
No processo rápido de seleção de idéias, dois critérios são analisados: demanda e competência interna.
- Demanda. Visa considerar aspectos externos à empresa, como a existência de demanda, seu tamanho em valor de receita e a participação possível de mercado diante da concorrência.
- Competência interna. Vários aspectos podem ser considerados neste critério, como a capacidade técnica de execução da idéia, a existência de recursos internos ou de parceiros, o custo de viabilidade do projeto, o impacto no negócio, a possibilidade de gerar vantagem competitiva e a adequação com a imagem da empresa.
Aplicação: O processo de seleção de idéias pode ser executado, conjunta ou separadamente, pelos profissionais da empresa das áreas de vendas, marketing, produtos, pesquisa ou pela direção da empresa.
Grau de inovação
Ao selecionar uma ideia entre várias, é preciso analisar se ela representará valor real e único e se irá perdurar no longo prazo. Isso significa avaliar seu grau de inovação ou diferenciação no mercado.
Texto retirado do livro: Eventos como criar, estruturar e captar recursos
Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora Thomson.