As fontes de geração de idéias são inúmeras e podem ser classificadas em duas categorias: internas e externas à empresa.
FONTES INTERNAS
Boa parte das idéias surge dentro da empresa, seja por meio de uma estrutura formal e oficial de pesquisa, seja informalmente, promovendo-se brainstormings entre os funcionários, adotando-se caixas de sugestões ou mesmo organizando-se pesquisas internas.
As áreas de vendas, suporte e atendimento a clientes da empresa também são excelentes fontes de idéias. Muitas empresas não ouvem essas fontes ou não dão a devida atenção às informações colhidas por elas. Consequentemente, deixam de obter importantes subsídios para o desenvolvimento de novos eventos e de novas estratégias para os eventos.
FONTES INTERNAS -> GERANDO IDÉIAS
A) EQUIPE DE VENDAS. Os vendedores responsáveis por oferecer os serviços da empresa conseguem, após várias visitas, reportar ricas informações, como expectativas por melhorias, o que esperam a mais da empresa em termos de atendimento, de suporte e também de novos eventos. Se não for criada uma metodologia de coleta, análise e gerenciamento dessas informações, elas ficarão nas mãos somente de cada vendedor, não resultando em benefício da empresa como um todo.
B) EQUIPE DE SUPORTE E ATENDIMENTO. As áreas de suporte e atendimento, uma vez que estão em contato constante com críticas, opiniões e sugestões dos clientes, podem também contribuir para enriquecer uma discussão da direção da empresa sobre melhorias nos atuais eventos e idealização de novos eventos.
C) CAIXAS DE SUGESTÕES. Muitas empresas disponibilizam mecanismos de coleta de sugestões, críticas e opiniões, livres e sem objetivo específico sobre qualquer tema, área ou processo da empresa. As caixas de sugestões constituem um desses mecanismos e são úteis para obter opiniões de quem trabalha no dia-a-dia da operação sobre idéias de melhorias nos atuais eventos ou de novas idéias.
D) PESQUISAS INTERNAS. Diferentemente das caixas de sugestões, as pesquisas internas constituem um mecanismo de coleta de idéias estruturado e com objetivo específico. São realizadas por meio de questionários aplicados durante reuniões e focus group ou entregues a cada funcionário participantes.
E) ESTRUTURA INTERNA DE PESQUISA. É comum empresas terem uma estrutura dedicada a pesquisar novas idéias de eventos ou novas formas de realizar os atuais.
Segundo pesquisa apresentada por Kotler e Armstrong (2003) aproximadamente 45% das idéias de novos produtos são geradas dentro da empresa. Ao mesmo tempo, o custo de obtenção de idéias por fontes internas tende a ser bastante acessível, principalemtne se comparado às demais. Essa fonte é, por tanto uma da smais interessantes para a empresa na busca por idéias.
Embora não se conheçam dados nacionais, é bastante provável que tamvém aqui essa proporção seja elevada.
Texto retirado do livro: Eventos como criar, estruturar e captar recursos
Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora Thomson.
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