quinta-feira, 2 de maio de 2013

SUSTENTABILIADADE EMPRESARIAL



Atualmente as questões ambientais do planeta vêm sendo bastante discutidas, não apenas por profissionais da área, mas também por pessoas que se preocupam com o futuro do planeta.

Todas essas catástrofes ligadas ao clima e ao meio ambiente, que presenciamos a cada dia, contribuíram para criar ou estimular uma consciência de que é necessário haver mudanças em âmbito global em relação à sustentabilidade. Muitas iniciativas voltadas para a sustentabilidade vêm surgindo nos últimos anos, e cada vez mais a população consumidora vem cobrando constantemente as empresas práticas de produção sustentável, criando nas empresas a necessidade de adaptação ou mudanças na produção, do contrário estariam sujeitos a consequências negativas, como a diminuição do lucro.
Esse novo tipo de atuação mercadológica recebeu o nome de sustentabilidade empresarial, onde as empresas determinam o conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam, tendo com essa preocupação com o meio ambiente um ponto positivo e transformando em estratégia de marketing dessas empresas.  A exemplo da Natura, que ocupa a segunda colocação no ranking de empresas mais sustentáveis no mundo, segundo pesquisa da revista canadense Corporate Knights divulgado este ano durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Contudo é lamentável que a sustentabilidade empresarial ainda não seja a pauta central de muitas empresas, pois muitas relacionam sustentabilidade empresarial a um aumento nos custos, e consequentemente nos preços de venda. Entretanto esse ponto de vista vem sendo minimizada, graças a conscientização da massa de consumidores que conseguem fazer pressão nas corporações, causando a mudança no mercado.
Cabe a cada empresa estar atenta as necessidades ambientais e sociais para iniciar mudanças em suas ações, métodos de produção e produtos, tornados cada vez mais sustentáveis. E a cada um como consumidor, buscar empresas que prezam pela sustentabilidade e pressionar as que ainda não adquiriram essa consciência.
Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade em âmbito global, é necessário que também se promova uma avalanche de divulgação e esclarecimentos, tanto dos empresários – para que percebam que chegou que não cabe mais no mercado o lucro a qualquer custo - quanto dos consumidores, para que todos percebam que todos têm a responsabilidade e cuidar do mundo, e que isso é fundamental para sobrevivência do planeta.

Por Erica Santana - Executiva de Eventos da Casa Eventos Empresariais

Nenhum comentário:

Postar um comentário