Atualmente as questões ambientais do planeta vêm sendo bastante discutidas, não apenas por profissionais da área, mas também por pessoas que se preocupam com o futuro do planeta.
Todas
essas catástrofes ligadas ao clima e ao meio ambiente, que presenciamos a cada
dia, contribuíram para criar ou estimular uma consciência de que é necessário
haver mudanças em âmbito global em relação à sustentabilidade. Muitas
iniciativas voltadas para a sustentabilidade vêm surgindo nos últimos anos, e
cada vez mais a população consumidora vem cobrando constantemente as empresas
práticas de produção sustentável, criando nas empresas a necessidade de
adaptação ou mudanças na produção, do contrário estariam sujeitos a
consequências negativas, como a diminuição do lucro.
Esse
novo tipo de atuação mercadológica recebeu o nome de sustentabilidade empresarial,
onde as empresas determinam o conjunto de práticas que procuram demonstrar
o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade
em que estão inseridas ou aonde atuam, tendo com essa preocupação com o meio
ambiente um ponto positivo e transformando em estratégia de marketing dessas
empresas. A exemplo da Natura, que ocupa
a segunda colocação no ranking de empresas mais sustentáveis no mundo, segundo
pesquisa da revista canadense Corporate Knights divulgado este ano durante o Fórum Econômico
Mundial em Davos, na Suíça.
Contudo
é lamentável que a sustentabilidade empresarial ainda não seja a pauta central
de muitas empresas, pois muitas relacionam sustentabilidade empresarial a um
aumento nos custos, e consequentemente nos preços de venda. Entretanto esse
ponto de vista vem sendo minimizada, graças a conscientização da massa de
consumidores que conseguem fazer pressão nas corporações, causando a mudança no
mercado.
Cabe
a cada empresa estar atenta as necessidades ambientais e sociais para iniciar
mudanças em suas ações, métodos de produção e produtos, tornados cada vez mais
sustentáveis. E a cada um como consumidor, buscar empresas que prezam pela
sustentabilidade e pressionar as que ainda não adquiriram essa consciência.
Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja
uma realidade em âmbito global, é necessário que também se promova uma
avalanche de divulgação e esclarecimentos, tanto dos empresários – para que
percebam que chegou que não cabe mais no mercado o lucro a qualquer custo -
quanto dos consumidores, para que todos percebam que todos têm a
responsabilidade e cuidar do mundo, e que isso é fundamental para sobrevivência
do planeta.
Por Erica Santana - Executiva de Eventos da Casa Eventos Empresariais
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